Você conhece sua pele?

Atualizado: há 2 dias


Tentamos, constantemente, entender as necessidades da nossa pele e, a partir daí, buscamos as soluções nos cosméticos disponíveis no mercado.

Entender as necessidades da pele não é fácil, por isso é tão importante a consulta com um dermatologista, que irá avaliar a condição da pele e, então, prescrever o o produto mais adequado.

Embora tenhamos que ter a consciência que somente um dermatologista poderá identificar problemas e soluções para nossa pele, isso não nos impede de conhecê-la! Você conhece sua pele?


A pele é o maior órgão do corpo humano, apresentando uma área total que varia de 2500 cm², em um recém nascido, a 18000-25000 cm² em um adulto. E, como qualquer outro órgão (como fígado, coração, rim), precisa de cuidado e atenção. Ter uma rotina de cuidados com a pele vai muito além da estética, é uma questão de saúde!


A principal função da pele é PROTEÇÃO! É ela quem delimita as estruturas internas do ambiente externo - desta forma ela pode ser considerada uma fronteira mediadora entre organismo e ambiente.

A pele é dividida em três regiões principais:

  • Epiderme;

  • Derme;

  • Hipoderme.



Epiderme:

Camada mais externa da pele e tem como principal função a proteção. Ela é constituída por vários tipos de células, como os queratinócitos, corneócitos, melonócitos (responsáveis pela produção de melanina), etc. A epiderme não apresenta rede vascular, portanto ela é nutrida pela permeação dos nutrientes oriundos da derme.

A epiderme é constituída por quatro camadas:

  • Estrato córneo (camada mais externa);

  • Estrato granuloso;

  • Estrato espinhoso;

  • Estrato basal (camada mais interna).

As células da camada basal se dividem em um ciclo de aproximadamente 19 dias e levam em torno de 26 a 42 dias para atingir o estrato córneo. Desta forma, o tempo total para a renovação epidérmica varia de 59 a 75 dias.

A epiderme e a derme se unem por meio de uma membrana (junção derme-epiderme), cuja estrutura garante à pele parte de suas propriedades mecânicas, bem como permite a nutrição da epiderme.


Derme:

Camada intermediária da pele, que tem como função garantir a força e elasticidade da pele.

Dentro da derme, além dos apêndices da epiderme (pelos e glândulas sudoríparas e sebáceas) há também vasos sanguíneos, nervos e componentes celulares (células matrizes, fibroblastos, miofibroblastos e macrófagos).

Ela também é divida em duas camadas:

  • Derme papilar;

  • Derme reticular.

A derme papilar é a camada mais próxima à epiderme e é constituída por finas fibras elásticas. Sua função é fixar a membrana basal (junção derme-epiderme) à rede de fibras elásticas da derme. Já a derma reticular é responsável pela força e elasticidade da pele e é constituída, principalmente, pelo colágeno tipo I.

Quando falamos em produtos anti-idade, capazes de melhorar o tônus e a elasticidade da pele, estamos falando de ativos capazes de atuar nesta camada da pele.


Hipoderme:

Camada mais interna da pele e também conhecida como tecido adiposo. Tem como principal função a regulação térmica do organismo através do armazenamento de gordura.


Gostou do post?

Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!


Fonte: M. I. Harris. Pele: do nascimento à maturidade", 1ª edição. Ed. Senac São Paulo, 2016.

12 visualizações0 comentário
 

Formulário de Inscrição

  • Twitter
  • Instagram

©2020 por La Bella Dona Skincare.